Diogo Silveira, mais conhecido por “Didi”, é atleta do futsal de formação do Sport Club Lusitânia e marcou a sua estreia na equipa sénior no jogo contra o Ladoeiro (17 de dezembro de 2022), jornada 13 a contar para o Campeonato Nacional da II Divisão.
É natural da Ilha Terceira e, após dois anos de trabalho nos juniores, adivinha-se um futuro risonho num patamar mais elevado cujo desejo, por norma, reside nos propósitos de qualquer jovem que aspira ser mais e melhor no desporto e numa modalidade.
“Um dos meus objetivos era chegar à equipa sénior. Esforcei-me e quero continuar a trabalhar”, declarou Diogo Silveira, reconhecendo o Lusitânia como um clube que oferece oportunidades.
“No Lusitânia temos muitas saídas. O Clube ajudou-me bastante a evoluir como pessoa e como jogador. Portanto fez a diferença na minha vida”, frisou o jovem que aos 18 anos de idade também valoriza e atribui importância à conclusão dos seus estudos.
“O estudo é importante e gostava de ter uma vida profissional ligada ao desporto e ao futsal”, adiantou Diogo Silveira.
Para já, recorda o sábado de 17 de dezembro, no Pavilhão Municipal de Angra do Heroísmo, como “um dia especial” e não esquece as palavras do treinador Cláudio Martins quando chegou o momento de entrar em campo.
“Estava nervoso, mas os meus colegas da equipa sénior acalmaram-me e deram-me sugestões. O mister Cláudio também e disse-me que eu tinha de fazer aquilo que sabia fazer: jogar”, contou Diogo Silveira, confessando que os nervos já haviam tomado conta dele dias antes aquando da notícia que estava convocado para a jornada contra o Ladoeiro.
“Nos treinos e em casa só pensava no jogo. No dia senti ainda mais o peso da responsabilidade e o impacto de estar em campo, do ambiente e do público”, recordou.
Diogo Silveira conta que os seus pais assistiram ao jogo no Pavilhão Municipal de Angra do Heroísmo e que manifestaram alegria e orgulho pela sua estreia na equipa sénior de futsal.
A propósito, o resultado final foi favorável à equipa da casa (SC Lusitânia 4 x 3 Ladoeiro), o que motivou uma satisfação acrescida.
De acordo com Cláudio Martins, treinador da equipa sénior de futsal do SC Lusitânia, Diogo Silveira é um jovem com “muitas capacidades” que vem mostrar que o compromisso assumido traz resultados positivos.
“O Diogo é um miúdo em que nós acreditamos, tem muitas capacidades. Mostrou compromisso e nós apostámos nele para jogar contra o Ladoeiro”, destacou o treinador, acrescentando que o facto de se tratar de um jovem da formação do SC Lusitânia “é importante”.
“Este trabalho é importante porque pode motivar outros jovens a acreditarem que é possível chegar a este patamar. Depende do trabalho e do compromisso. Na maior parte das vezes, o compromisso ou a falta dele é que define o sucesso ou insucesso do atleta local”, defende Cláudio Martins.
Também o Presidente do Sport Club Lusitânia, Luís Carneiro, manifesta a sua satisfação e diz sentir-se “extremamente orgulhoso” deste trabalho que, de resto, tem sido desenvolvido em qualquer uma das modalidades do Clube [futebol, basquetebol e futsal] “com o objetivo de fazer crescer o atleta terceirense e açoriano”.
“Temos muita qualidade na nossa formação. E o facto de existirem um ou mais atletas continentais ou estrangeiros não significa que as portas se fechem para os nossos meninos; significa sim que terão de se superar e trabalhar ainda mais para garantirem um lugar por mérito próprio como aconteceu neste último fim de semana no jogo da segunda divisão nacional de futsal”, conclui Luís Carneiro.