Sport Club Lusitânia

Diogo Silveira, mais conhecido por “Didi”, é atleta do futsal de formação do Sport Club Lusitânia e marcou a sua estreia na equipa sénior no jogo contra o Ladoeiro (17 de dezembro de 2022), jornada 13 a contar para o Campeonato Nacional da II Divisão.

É natural da Ilha Terceira e, após dois anos de trabalho nos juniores, adivinha-se um futuro risonho num patamar mais elevado cujo desejo, por norma, reside nos propósitos de qualquer jovem que aspira ser mais e melhor no desporto e numa modalidade. 

“Um dos meus objetivos era chegar à equipa sénior. Esforcei-me e quero continuar a trabalhar”, declarou Diogo Silveira, reconhecendo o Lusitânia como um clube que oferece oportunidades.

“No Lusitânia temos muitas saídas. O Clube ajudou-me bastante a evoluir como pessoa e como jogador. Portanto fez a diferença na minha vida”, frisou o jovem que aos 18 anos de idade também valoriza e atribui importância à conclusão dos seus estudos.

“O estudo é importante e gostava de ter uma vida profissional ligada ao desporto e ao futsal”, adiantou Diogo Silveira.

Para já, recorda o sábado de 17 de dezembro, no Pavilhão Municipal de Angra do Heroísmo, como “um dia especial” e não esquece as palavras do treinador Cláudio Martins quando chegou o momento de entrar em campo.

“Estava nervoso, mas os meus colegas da equipa sénior acalmaram-me e deram-me sugestões. O mister Cláudio também e disse-me que eu tinha de fazer aquilo que sabia fazer: jogar”, contou Diogo Silveira, confessando que os nervos já haviam tomado conta dele dias antes aquando da notícia que estava convocado para a jornada contra o Ladoeiro.

“Nos treinos e em casa só pensava no jogo. No dia senti ainda mais o peso da responsabilidade e o impacto de estar em campo, do ambiente e do público”, recordou.

Diogo Silveira conta que os seus pais assistiram ao jogo no Pavilhão Municipal de Angra do Heroísmo e que manifestaram alegria e orgulho pela sua estreia na equipa sénior de futsal.

A propósito, o resultado final foi favorável à equipa da casa (SC Lusitânia 4 x 3 Ladoeiro), o que motivou uma satisfação acrescida.

De acordo com Cláudio Martins, treinador da equipa sénior de futsal do SC Lusitânia, Diogo Silveira é um jovem com “muitas capacidades” que vem mostrar que o compromisso assumido traz resultados positivos.

“O Diogo é um miúdo em que nós acreditamos, tem muitas capacidades. Mostrou compromisso e nós apostámos nele para jogar contra o Ladoeiro”, destacou o treinador, acrescentando que o facto de se tratar de um jovem da formação do SC Lusitânia “é importante”.

“Este trabalho é importante porque pode motivar outros jovens a acreditarem que é possível chegar a este patamar. Depende do trabalho e do compromisso. Na maior parte das vezes, o compromisso ou a falta dele é que define o sucesso ou insucesso do atleta local”, defende Cláudio Martins.

Também o Presidente do Sport Club Lusitânia, Luís Carneiro, manifesta a sua satisfação e diz sentir-se “extremamente orgulhoso” deste trabalho que, de resto, tem sido desenvolvido em qualquer uma das modalidades do Clube [futebol, basquetebol e futsal] “com o objetivo de fazer crescer o atleta terceirense e açoriano”. 

“Temos muita qualidade na nossa formação. E o facto de existirem um ou mais atletas continentais ou estrangeiros não significa que as portas se fechem para os nossos meninos; significa sim que terão de se superar e trabalhar ainda mais para garantirem um lugar por mérito próprio como aconteceu neste último fim de semana no jogo da segunda divisão nacional de futsal”, conclui Luís Carneiro.

Dezembro 29, 2022