Sport Club Lusitânia
Mário Lino, antigo atleta do futebol do Sport Club Lusitânia (SCL), foi um dos homenageados no âmbito das comemorações do Centenário do SCL cuja sessão solene teve lugar nos Paços do Concelho de Angra do Heroísmo, a 24 de junho, dia do aniversário desta instituição, onde foram reconhecidos antigos sócios, atletas, dirigentes e colaboradores.
Na impossibilidade de estar presente naquele dia em Angra do Heroísmo, Mário Lino recebeu agora a placa de reconhecimento e uma medalha de ouro comemorativa dos 100 anos, as quais foram entregues em mãos por Dionísio Ferreira, Diretor do SC Lusitânia em representação do seu Presidente, Luís Carneiro, aquando do jogo de basquetebol sénior no Pavilhão João Rocha, em Lisboa, entre a equipa do SC Lusitânia e a do Sporting CP (5 de novembro de 2022).
Mário Lino (nascido em 1937 na Horta, Faial) começou a jogar no Fayal Sport Club com apenas 13 anos, sendo que atuou na equipa principal apesar de ter saído do clube antes de atingir a idade sénior.
Foi jogador do Sport Club Lusitânia desde a época 1954/1955 até 1957/1958, tendo sido transferido para o Sporting CP ao abrigo da Lei Militar e por indicação do técnico húngaro Janos Biri que na altura treinava o SC Lusitânia.
No Sporting transformou-se num defesa direito e logo na sua primeira época de “leão” ao peito ganhou um lugar no 11, tornando-se no dono da camisola n.º 2 durante cinco temporadas e conquistando então um Campeonato e uma Taça de Portugal.
Com vários troféus ganhos de “leão” ao peito, Mário Lino ainda somou seis internacionalizações pela seleção A.
Tornou-se treinador dos juniores do Sporting na época 1967/1968, subindo a adjunto da equipa principal na época 1969/1970 pela qual ganhou vários títulos nacionais até como principal na época 1973/1974.
Figura incontornável do nosso desporto nacional, Mário Lino deixou sempre a sua marca por onde passou e foi no SC Lusitânia, clube que o lançou para o futebol nacional, que fez grandes amigos e deixou muitas saudades.
Este é mais um exemplo do trabalho e da missão do Sport Club Lusitânia – “o Clube mais Campeão dos Campeões Açorianos” – realizado no presente, honrando sempre o seu passado e seguindo com os olhos postos no futuro.
Este mesmo trabalho e esta mesma missão expressam também a relação e a dinâmica do Sport Club Lusitânia a nível nacional, projetando ainda mais longe o nome da cidade, do concelho, da ilha e da nossa Região.

Foto: Sporting CP

Novembro 6, 2022