Sport Club Lusitânia

 

 

O Sport Club Lusitânia apresentou a nova camisola do equipamento do futebol sénior para a época desportiva 2024/2025 cuja equipa milita na Liga 3.

Trata-se de um novo design que, a par das marcas dos seus patrocinadores e dos logotipos dos dois municípios da Ilha Terceira, representa na frente da camisola os brasões das 19 freguesias do concelho de Angra do Heroísmo e na parte detrás das 11 freguesias do concelho da Praia da Vitória.

“Pretendemos com este novo design representar os Açores, somos conhecidos por “Lusitânia dos Açores”, mas sobretudo pretendemos representar cada uma das nossas freguesias da Terceira para dar início desta forma a uma interação e uma intervenção diferente no contexto social da ilha”, salientou o Presidente do Sport Club Lusitânia, Luís Carneiro.

Assim, o Sport Club Lusitânia quer estabelecer protocolos de colaboração com todas as juntas de freguesia no âmbito da divulgação e da promoção da atividade desportiva.

“Não só no contexto de prevenção e cuidados de saúde, mas também de educação para desde cedo implementar hábitos de vida saudáveis junto dos mais jovens e aprenderem também a estar no desporto”, destacou.

Na prática, esta aposta na proximidade entre a instituição centenária e as juntas de freguesia da Ilha Terceira traduz-se numa participação mais efetiva das partes envolvidas no seio das suas comunidades.

“Pretendemos estar mais próximos das juntas e participar em atividades que considerem também pertinentes, nomeadamente com ATLs, creches ou grupos de escuteiros”, reforçou.  

Para o Presidente do Sport Club Lusitânia importa que o Clube volte a ter um patamar competitivo alto, mas acima de tudo importa uma afirmação diferente para fomentar um contexto social que é para todos.

“O Lusitânia tem de ser sustentável financeiramente, e participar nas escolas do futebol, futsal e basquetebol carece de quota e joia, no entanto não há ninguém que deixe de jogar no Lusitânia por não ter condições financeiras”, garantiu Luís Carneiro, considerando que as juntas de freguesia podem ter um papel ativo no âmbito de alguma necessidade devidamente identificada.

A propósito, lembrou Luís Carneiro, o Sport Club Lusitânia é um clube desportivo que tem uma representatividade cada vez maior nas suas modalidades – futebol, futsal e basquetebol – e que tem uma aposta muito grande na formação dessas mesmas modalidades.

“Contamos no total mais de 500 atletas que representam o SC Lusitânia todos os fins de semana, mas também todos os dias, porque ser do Lusitânia tem a ver com comportamentos dentro e fora de campo”, rematou.

A sessão de apresentação da “nova pele” do equipamento do futebol sénior para a temporada 2024/2025 teve lugar na sede do Sport Club Lusitânia, no dia 4 de agosto, e juntou autarcas, patrocinadores e outros convidados como o editor Liduíno Borba, autor do livro sobre os 100 anos do Clube, de quem ficou a cargo uma nota histórica acerca da vida do emblema de Angra do Heroísmo.

Agosto 7, 2024